Nos passos da Sagrada Família — Um outro Egito   Saiba como comprar Entre em contato com a Record Conheça alguns lançamentos da Record para saber mais sobre a Record
Compare preços
para este título
Compare preços para este título

Nos passos da Sagrada Família — Um outro Egito
Fernanda de Camargo-Moro
Relato   276 páginas
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 8501059196

Pesquise títulos desta editora no Mercado Livre

O rei da Judéia, Herodes Agripa I, sabendo que seu reinado e poder estavam ameaçados pelo Messias que acabara de nascer, ordenou que todos os meninos recém-nascidos fossem mortos. Maria e José, para salvar a vida de Jesus, decidiram fugir para o Egito. Assim surgiu a Rota da Sagrada Família, que a arqueóloga Fernanda de Camargo-Moro percorreu por terra no final de 1999. Dessa aventura nasceu o livro NOS PASSOS DA SAGRADA FAMÍLIA — UM OUTRO EGITO, onde a autora conta como foi sua busca pelo verdadeiro itinerário da família de Jesus e suas observações e impressões sobre um outro Egito que descobriu.

Sem nenhuma espécie de patrocínio ou apoio oficial e sempre por terra, Fernanda viajou — de mochila nas costas e apenas na companhia de uma amiga — desde a palestina Faixa de Gaza até o local da segunda aparição do Anjo Gabriel no Alto Egito, quando Maria e José são avisados que já poderiam retornar para sua terra.

Fernanda de Camargo-Moro fez questão de percorrer a rota antes de ela ser oficializada, para que o caráter antropólogico de sua viagem não se perdesse em meio a guias e souvenirs. Começou sua viagem a partir de Belém, cruzou o Monte Sinai

pelo Norte e pelo Sul, conheceu o Delta do Rio Nilo, avançou pelo seu vale e visitou os monastérios do deserto de Scetis. Sempre recolhendo histórias e depoimentos dos camponeses, ribeirinhos e populares com quem conversava pelo caminho, Fernanda também foi até a cidade do Cairo, onde conheceu o antigo bairro copta (dos cristãos egípcios), com suas velhas igrejas e locais onde viveram Maria, José e Jesus, além da árvore milagrosa de Mataria e dos monumentos construídos pelo coptas para cultuar o itinerário da fuga.

No ano em que se comemoram 2.000 anos de Cristianismo e o Jubileu de Jesus, o governo palestino está restaurando a cidade natal de Jesus, Belém, e o governo egípcio instituiu a Rota Sagrada como itinerário turístico oficial, fato que há um ano atrás seria impensável, devido à delicada situação política da região e aos constantes conflitos étnicos. Em Paris, um dos mais importantes museus da atualidade, o Instituto do Mundo Árabe, abriga a exposição "Arte Copta no Egito — 2000 anos de cristianismo" e no Brasil a Editora Record lança NOS PASSOS DA SAGRADA FAMÍLIA — UM OUTRO EGITO, livro que desvenda a rota de fuga de Maria, José e Jesus.

 

Fernanda de Camargo-Moro nasceu no Rio de Janeiro em 1933. Historiadora, arqueóloga e museóloga, tem doutorado em arqueologia e pós-doutorado em arqueologia ambiental, tendo se especializado no estudo de rotas, com seu campo de trabalho estendendo-se do Mediterrâneo Oriental à Ásia.

Foi professora titular da cadeira de Arqueologia da então Faculdade de Museologia do Museu Histórico Nacional, presidente do Conselho Municipal de Patrimônio do Município do Rio de Janeiro, presidente do Comitê Internacional de Arqueologia e História, membro eleito do Conselho de Direção Executiva do Conselho Internacional de Museus, com sede em Paris, e do Conselho Editorial da Revista Museum da UNESCO, além de presidente da Fundação Estadual de Museus, sendo hoje diretora geral de Mouseion. Fernanda vem trabalhando como consultora junto ao Projeto Nações Unidas e acumula a direção científica do Projeto Himalaias e do Projeto Rotas do Oriente.

 

"Depois de Santiago de Compostela, os peregrinos de plantão já têm uma nova rota mística para cumprir (e depois emplacar best-sellers)." Revista Domingo




Record      Destaques      Contato      Como Comprar

editoras.com